The smarter E AWARD 2024: Com soluções inovadoras, empresas vencedoras preparam o caminho para fornecimento permanente de energia renovável

Comunicado de imprensa – Terça-feira, 18 de junho de 2024

Uma premiação, cinco categorias, 15 vencedoras: Pouco antes do início do evento The smarter E Europe – a maior reunião de feiras para o setor energético na Europa –, as empresas vencedoras do prêmio The smarter E AWARD deste ano foram homenageadas em uma cerimônia oficial. Essa foi a primeira vez em que o prêmio The smarter E AWARD foi outorgado em cinco categorias: Fotovoltaica, Armazenamento de Energia, Eletromobilidade, Integração Inteligente de Energias e Projetos Excepcionais.. O evento The smarter E Europe reúne as quatro feiras Intersolar Europe, ees Europe, Power2Drive Europe e EM-Power Europe.

Inovadoras, imaginativas e inteligentes: assim são as inscrições para o prêmio The smarter E AWARD deste ano. São premiadas as empresas com inovações em soluções e projetos essenciais para um fornecimento permanente de energia renovável – para hoje e para o futuro. Em um ambiente festivo, The smarter E AWARD homenageia inovações e conquistas notáveis. No Centro Internacional de Congressos Messe München (ICM), à véspera do início do evento The smarter E Europe, o prêmio foi outorgado pela primeira vez em cinco categorias àqueles que usam seus conhecimentos para repensar e redefinir o futuro do fornecimento de energia. A seguir, as empresas vencedoras.

Vencedoras na categoria Fotovoltaica

ArcelorMittal Construction: Helioroof

O Helioroof é um produto da empresa francesa ArcelorMittal para energia fotovoltaica integrada em telhados (BIPV). A solução pode ser usada em telhados novos ou na modernização de telhados existentes. Os painéis de aço isolado são equipados com células TOPCon monocristalinas e uma película plástica protetora. Os módulos Helioroof são pré-fabricados em comprimentos variáveis, de 2 até assombrosos 12 metros, e podem fornecer até um pico de 2,17 kW. Graças à ampla variedade de tamanhos, pode-se adaptar os módulos precisamente às dimensões do telhado. Segundo a ArcelorMittal, a ausência de vidro e quadros de montagem torna esses painéis até 50% mais leves e 40% mais rápidos de instalar do que sistemas fotovoltaicos convencionais. Além disso, sua produção resulta em 25% menos emissões de carbono. Os primeiros testes de confiabilidade já mostraram resultados promissores. O Helioroof é uma solução prática e com muitos benefícios para edifícios comerciais e residenciais.

NexWafe: EpiNex

A meta da empresa alemã NexWafe é revolucionar a produção de células solares com seus wafers EpiNex. A tecnologia de conversão direta de gás para wafer elimina a necessidade de produção de polissilício, extração de lingotes e serragem de wafers, reduzindo assim a produção de pó por perda de corte. Os wafers EpiNex são fabricados por um método em linha em que são porosificados os wafers-base e a epitaxia extensa do silício. As camadas de silício são criadas em cima de um wafer-base até atingirem a espessura desejada. Os wafers EpiNex substituem direta e facilmente os wafers HJT, TOPCon e IBC já existentes. Sua espessura pode chegar a 50 mícrons, menos da metade da espessura dos wafers de fabricação convencional. Segundo a NexWafe, esses wafers reduziriam a perda de silício em 90%, o consumo de energia em 60% e os custos de produção em 50%. A solução da NexWafe pode melhorar a sustentabilidade da produção de células solares e contribuir para consolidar a próxima geração de wafers.

SMA Solar Technology: Sunny Central FLEX

Com o Sunny Central FLEX, a empresa alemã SMA Solar Technology oferece uma interface crucial entre centrais fotovoltaicas de grande escala, a rede elétrica e sistemas de baterias. Consiste em um contêiner de 12 m com um conversor CC-CC, um inversor, um transformador de média tensão e um painel de controle. Esse conceito é uma resposta econômica aos problemas associados à estabilidade da rede e a cortes no fornecimento de energia solar. Ele permite o acoplamento CC a sistemas de baterias, melhora a eficiência e reduz custos. É também uma das primeiras plataformas a usar tecnologia de carboneto de silício em inversores centrais de grande escala para projetos de fornecimento público de energia solar. Melhora a gestão de calor e atinge uma eficiência de conversão CC-CC de até 99,5%. A plataforma da SMA é também fácil instalar e operar, e oferece serviços de análise de dados e de prognósticos. O Sunny Central FLEX é uma solução inteligente que pode acelerar a implantação de sistemas em grande escala de energia solar e de baterias.

Vencedoras na categoria Armazenamento de Energia

ESS Inc: Energy Center™

O Energy Center é um sistema de bateria de fluxo de ferro em contêiner fabricado pela empresa ESS Inc., dos EUA. Tem capacidade de armazenamento de 1,16 MWh e potência máxima de recarga de 174 kW. Esta solução modular de baterias pode ser adaptada a diversas aplicações comerciais ou conectadas à rede. Segundo a ESS, seu sistema de bateria de longa duração não necessita refrigeração, oferece ciclos ilimitados sem degradação e fornece 145 kW de energia durante 8 horas, ou pode ser configurado para 12 horas. A tecnologia de bateria de fluxo usa materiais abundantes e de baixo custo tais como ferro, sal e água, reduzindo os riscos ambientais e de logística. O sistema tem garantia de 10 anos apoiada pela Munich RE, extensível até 25 anos. O Energy Center é um sistema inovador de baterias de fluxo concebido para reduzir o custo e o risco ecológico do armazenamento comercial de energia.

Pfannenberg Europe GmbH: Compact Chiller VLV 12

O "Compact Chiller VLV 12" – produto premiado da empresa alemã Pfannenberg – é uma solução térmica inteligente para sistemas de baterias refrigeradas a líquido em aplicações móveis e estacionárias. O VLV 12 fornece 12 kW de capacidade de climatização em temperaturas ambientes entre -25 e +45°C. A unidade é silenciosa, resiste a vibrações, pode ser montada em um gabinete ou contêiner de baterias, e não requer fonte externa de alimentação. O climatizador foi concebido como um sistema de ar e água, e é alimentado com uma tensão CC de 570 a 800 V diretamente do sistema de baterias. Isto torna o VLV 12 compatível com uma ampla variedade de sistemas BESS portáteis. A unidade também tem um aquecedor interno para regular a temperatura de operação durante o inverno, de modo a prolongar a vida útil da bateria.

sonnen GmbH: sonnenPro FlexStack

A empresa alemã sonnen impressionou o júri deste ano com o seu sonnenPro FlexStack. Este sistema modular de armazenamento de energia é uma solução compacta e prática para aplicações comerciais e industriais. O conceito consiste em dois, três ou quatro cubos empilháveis ocupando uma área total inferior a 4 m². O sonnenPro FlexStack é capaz de produzir de 92 a 368 kW, e armazenar 110 a 495 kWh de energia. Dispondo de 20 combinações diferentes de potência e capacidade, pode ser otimizado para várias aplicações. Suas baterias de fosfato de ferro-lítio oferecem impressionante eficiência em 6.000 ciclos, e sua classificação IP-65 garante operação segura em ambientes externos.

Vencedoras na categoria Eletromobilidade

Designwerk Technologies: Sistema de recarga de bateria em megawatts

A empresa suíça Designwerk vem desenvolvendo soluções de eletromobilidade desde 2008. Sua inovação premiada é um sistema de baterias em contêiner capaz de recarregar veículos elétricos pesados a uma taxa da ordem de megawatts. As baterias têm capacidade de armazenamento de 2.000 kWh e taxa de descarga de até 2,1 MW. O armazenamento de reserva garante recarga rápida, mesmo durante restrições na rede e picos de carga, reduzindo custos. Os plugues são do tipo MCS ou CCS refrigerados a líquido. A solução apresenta um design fácil de usar e pode recarregar caminhões elétricos pesados em 45 minutos. A empresa também adota uma abordagem circular ao usar baterias de tração desativadas. O sistema de bateria da Designwerk é uma solução inovadora para recarga comercial de veículos elétricos em locais com limitações na conexão à rede.

EcoG: EcoG Connect

A empresa alemã EcoG vem desenvolvendo soluções de hardware para postos de recarga adaptável e escalável de veículos elétricos desde 2017. Seu produto, o EcoG Connect, aumenta a eficiência da arquitetura distribuída de recarga usando módulos de energia centralizados. A sofisticada matriz de comutação CC da EcoG conecta dinamicamente os módulos de potência com pontos de recarga para veículos elétricos, fornecendo até 1 MW de capacidade. A comutação dinâmica reduz o número de módulos centralizados necessários, ao mesmo tempo em que melhora o resfriamento e aumenta a eficiência energética e de custos. O sistema independe do hardware e é compatível com muitas marcas de módulos de potência. Segundo a EcoG, o Connect reduz em até 25% o CAPEX para postos de recarga. É uma solução de recarga inteligente e eficiente em termos de recursos, e está ajudando a definir o futuro da eletromobilidade.

Apollo Power: SolarPaint

A Apollo Power foi fundada em Israel em 2014. Seus módulos solares flexíveis são uma solução inovadora para o problema de operar, com eficiência ecologicamente correta, veículos comerciais tais como caminhões e ônibus, bem como certas aplicações estacionárias. Ajuda as operadoras de frota a reduzir emissões de carbono e a melhorar a eficiência energética e do combustível. Os kits solares de instalação pelo usuário compreendem dois módulos de 300 W. Uma vez montados no teto do veículo, podem ser ligados diretamente à bateria principal ou a outros sistemas elétricos. A células solares flexíveis dos módulos garantem uma longa vida útil, e a descarga é evitada por um sistema de monitoramento das células da bateria. Segundo a Apollo Power, os módulos SolarPaint economizam até 10% de combustível e o custo é amortizado em cerca de um ano. Eles já são usados por diversas empresas de transporte público e logística, além de montadoras. É uma solução de recarga fácil, prática e limpa para transporte comercial.

Vencedoras na categoria Integração Inteligente de Energias

CyberGrid: CyberNoc

A empresa austríaca CyberGrid desenvolve sistemas informáticos para aumentar a adaptabilidade, estabilidade e sustentabilidade de redes elétricas. A premiada plataforma Cybernoc de serviços informatizados simplifica a inclusão, administração e monetização de sistemas de energia renovável. Ela analisa em tempo real os dados de fontes de energia eólica, fotovoltaica, de baterias e de veículos elétricos, e os agrupa em usinas virtuais. A plataforma usa técnicas avançadas de análise para automatizar e otimizar a compra e venda de energia entre vários mercados de eletricidade, além de simplificar a gestão de carteiras de energia descentralizada e maximizar a capacidade e o valor das infraestruturas de rede existentes. Em especial, a CyberNoc é capaz de apresentar ofertas automaticamente e conectar-se diretamente às plataformas do mercado europeu. Ao facilitar a integração das energias renováveis por operadores de rede, varejistas e comunidades, a CyberNoc atua no sentido de preparar o caminho para um setor energético mais sustentável.

Dvlp.energy: dvlp.energy

A empresa alemã dvlp.energy auxilia desenvolvedores de projetos solares, eólicos e de armazenamento a encontrar locais ideais para novos projetos. Sua plataforma informatizada combina dados de mapas e satélites com ferramentas de inteligência artificial e mais de 1.000 bases de dados da Alemanha, assim auxiliando desenvolvedores na rápida identificação e análise de locais potenciais, economizando tempo e recursos no planejamento de projetos. O programa avalia fatores tais como tipo e formato do terreno, categoria da zona, medições ambientais e possibilidades de conexão à rede. Pode automatizar várias etapas comuns do processo, tais como relatórios e análise de locais, e conectar desenvolvedores aos proprietários interessados. O dvlp.energy funciona em nuvem e é um projeto de sucesso que a empresa planeja implementar em toda a Europa para colaborar na otimização e aceleração do uso de energia renovável.

The Mobility House: Comercialização de baterias

A Mobility House foi fundada na Alemanha em 2009. Sua solução premiada é uma plataforma informática e tecnológica para monetizar sistemas de armazenamento de energia em escala industrial. Os dois serviços oferecidos – negociação e comercialização – facilitam a participação dos sistemas de armazenamento nos mercados secundários de energia. Para maximizar a receita e, ao mesmo tempo, minimizar a degradação das baterias, a plataforma usa algoritmos de IA para monitorar suas condições e temperatura. A Mobility House também trabalha com o setor automotivo na recuperação de baterias usadas de veículos elétricospara aproveitá-las no armazenamento estacionário de energia. Essa abordagem renova baterias usadas, aumenta a disponibilidade e variedade de componentes de reposição, e contribui para um crescimento sustentável da eletromobilidade. A solução da Mobility House ajuda a otimizar a vida útil e o desempenho dos sistemas de armazenamento e promove redes elétricas adaptáveis e estáveis.

Vencedoras na categoria Projetos Excepcionais

IO-Dynamics: Eletrificação da reta final de entregas

A empresa alemã IO-Dynamics recebeu muitos elogios por seu projeto de eletrificação da reta final (Last-Mile-Electrification). Sua solução de recarga informatizada para frotas de veículos elétricos comerciais vem transformando a logística de reta final de um serviço de entregas de comida e bebida em âmbito nacional. Parte do projeto é uma infraestrutura de recarga informatizada implementada em 18 armazéns para suprir 1.000 caminhões elétricos de entrega, considerando telemática, planejamento de rotas, dados de recarga e disponibilidade de energia renovável para otimizar o fornecimento da rede e a eficiência de recarga. O sistema altera automaticamente os tempos de recarga com base na capacidade de conexão e na demanda de energia, atingindo uma demanda mínima de 1,5 kW por veículo. O sistema também pode automatizar a faturação da recarga e fornecer um panorama completo da frota e dos postos de recarga. Com essa solução de recarga comercial, a IO-Dynamics oferece um caminho econômico para a sustentabilidade da reta final de entregas.

MaxSolar: Projeto de inovação em Bundorf

O projeto de inovação da MaxSolar na cidade alemã de Bundorf é um excelente exemplo de transição energética em ação. Seu parque solar com potência de 125 MWp, implementado em um esquema comunitário, pode fornecer energia verde a 37.500 residências. Um terço do projeto pertence a uma comunidade local que oferece benefícios financeiros e ecológicos aos membros. O projeto promove descarbonização por meio de uma abordagem holística. O parque solar fornece 12 postos de recarga de veículos elétricos e uma rede urbana de aquecimento renovável para edifícios residenciais e municipais. O sistema subterrâneo de fornecimento tem uma bomba de calor de 250 kW, um armazenamento de reserva de 75.000 litros e uma caldeira de reserva aquecida com biomassa. O parque solar também promove a biodiversidade com vegetação nativa, áreas reservadas para pastagem e corredores para animais selvagens. O projeto MaxSolar é especialmente digno de nota por seu foco na comunidade e seu sucesso em baratear a descarbonização da eletricidade, da mobilidade e do aquecimento.

Red Sea Global: Infraestrutura de fornecimento renovável para turismo no Mar Vermelho

O projeto Red Sea Destination na Arábia Saudita estabelece novos padrões para o turismo sustentável. A energia do resort de luxo construído pela Red Sea Global é fornecida pelo maior sistema solar independente do mundo. Seus 760.000 módulos fotovoltaicos fornecem uma potência de pico de 400 MW, com capacidade de armazenamento de 1.300 MWh. Quando concluído, os 16 hotéis, lojas de varejo e locais de entretenimento do resort terão energia limpa 24 horas por dia. O projeto também conta com veículos elétricos para uso dos hóspedes, e há planos para eletrificar pequenos aviões. O objetivo final é um resort totalmente neutro em carbono até 2030. O projeto usa métodos sustentáveis de construção e promove iniciativas de conservação da biodiversidade. O júri elogiou o projeto ambicioso e inovador da Red Sea Global e considera-o um excelente exemplo de turismo sustentável para o mundo.

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.