Atualização de normas ABNT II: Revisão da ABNT NBR 5410

Terça-feira, 27 de Agosto de 2024

Tempo
11:00 - 12:30
Pavilhão
Expo Center Norte, 2º andar
Sala
Cantareira 6

O projeto de revisão da norma ABNT NBR 5410, Instalações elétricas BT, passou recentemente por consulta nacional. Esta sessão aborda tópicos selecionados.

11:00 - 12:30Revisão da ABNT NBR 5410

Hilton Moreno

Consultor

Consultor independente

A feira de infraestrutura elétrica e gestão de energia
Saber mais
Palestrantes Mais conteúdo
Palestrante
Renata Mansuelo, Rede MESol

Coordenadora do núcleo promover

Brasil

Renata Mansuelo é Engenheira Civil pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) com Especialização em Segurança do Trabalho com Ênfase em Meio Ambiente e Sustentabilidade pelo Educamais, mestrado em Engenharia Civil com enfoque em eficiência energética e energia fotovoltaica integrada à edificações na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é doutoranda em Engenharia Civil com enfoque em forma urbana e energia solar na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de ser professora universitária na UNICESUSC. Atua como voluntária na Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (Rede MESol) apoiando as mulheres do setor e promovendo políticas de equidade de gênero desde 2020 e atualmente é coordenadora do núcleo promover dentro da Rede MESol.

Palestrante
Abigail Ross Hopper, Solar Energy Industries Association

Presidente e CEO

Estados Unidos da América

Abigail Ross Hopper é presidente e CEO da Solar Energy Industries Association, a organização comercial nacional dos setores de energia solar dos Estados Unidos. Ela supervisiona todas as atividades da SEIA, incluindo assuntos governamentais, pesquisa, comunicações e liderança do setor, e está concentrada na criação de um mercado em que a energia solar constituirá uma porcentagem significativa da geração de energia dos Estados Unidos. Antes de ingressar na SEIA, Abby atuou como diretora do Bureau of Ocean Energy Management do Departamento do Interior, diretora da Maryland Energy Administration (MEA), conselheira de energia do governador de Maryland, Martin O'Malley, e conselheira geral adjunta da Maryland Public Service Commission. Antes de embarcar em uma carreira no serviço público, Abby passou nove anos na prática privada. Abby se formou Cum Laude pela Faculdade de Direito da Universidade de Maryland e obteve o título de Bacharel em Artes pelo Dartmouth College. Ela é a mãe orgulhosa de três filhos e adora ler e pedalar em seu Peloton.

Palestrante
Isabella Sene, Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica

Especialista técnico em regulamentação

Brasil

Isabella Sene é engenheira de energia pela Universidade de Brasília e mestre em ciências do planejamento energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é especialista técnico-regulatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica.

G5.84
Soollar Distribuidora

Intersolar South America

Brasil

Este fornecedor está a expor em Intersolar South America.

Evento paralelo
Agrivoltaica no Brasil: Explorando o Potencial e as Oportunidades de Negócios por meio da Expertise Brasil-Alemanha

Quarta-feira, 28 de Agosto de 2024, 10:30 - 13:30

Expo Center Norte, 1º andar Santana 1

Nos últimos anos, a energia solar tem experimentado um crescimento global significativo. Particularmente, nas áreas remotas do Brasil, a energia solar tem um grande potencial, pois permite a geração de energia descentralizada e sustentável com baixa manutenção. No entanto, a terra necessária para as instalações solares diminui a terra disponível para a agricultura. Uma solução para esse conflito é a implementação de Agrivoltaica ("Agri-PV") que otimizam a eficiência do uso da terra ao integrar as atividades agrícolas com a geração de energia fotovoltaica.O Brasil é um grande produtor agrícola global, com o agronegócio desempenhando um papel crucial em sua economia. A versatilidade das tecnologias Agri-PV permite a adaptação à agricultura de grande e pequena escala. A alta demanda de energia, especialmente na agricultura de larga escala, enfatiza a necessidade de autoprodução de energia. Os sistemas Agri-PV bifaciais instalados verticalmente são vistos como soluções adequadas capazes de suportar maquinário de grande escala. Além disso, a agricultura familiar é muito comum no Brasil, representando 77% dos estabelecimentos agrícolas no Brasil e fornecendo cerca de 70% dos alimentos do país. Esses sistemas oferecem oportunidades sociais e econômicas para os agricultores familiares, proporcionando maior autonomia energética para o autoconsumo e o potencial de diversificação de renda.Neste workshop, você aprenderá mais sobre o potencial da tecnologia agrivoltaica e do mercado brasileiro, obterá insights sobre o mercado e experiências anteriores da Alemanha e conhecerá as empresas de ambos os países que se oferecem para cooperação e projetos conjuntos no mercado brasileiro.Este evento é organizado pela Parceria Energética Brasil-Alemanha, estabelecida como uma plataforma de diálogo político entre o Ministério de Minas e Energia (MME) do Brasil e o Ministério Federal da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, e implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH. Esta iniciativa é realizada em cooperação com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e a German Solar Association (BSW).>> Ingressos << Um desconto especial está disponível com o organizador do evento, a GIZ Brasil. Para receber o voucher de desconto, entre em contato com a Sra. Kaya: gabriela.kaya@giz.de

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.