O maior evento da América Latina sobre a nova realidade energética foi realizado no Expo Center Norte de São Paulo reunindo mais de 400 empresas e 44.000 visitantes, evidenciando ainda mais crescimento do que na edição de 2021.
Nos anos mais recentes, o mercado brasileiro de energia renovável teve um grande desenvolvimento, que se reflete no crescimento do evento The smarter E South America.
Um recorde de 44.000 visitantes de 47 países foi registrado na edição 2022 do The smarter E South America. Além do Brasil, os países com mais visitantes foram a Argentina, o Chile, os Estados Unidos e a Espanha.
Mais de 400 expositoras apresentaram seus produtos e soluções. 71% delas são brasileiras e o restante (29%) são estrangeiras. Dos três eventos paralelos, a Intersolar South America foi a maior, com 300 expositoras, seguida da Eletrotec+EM-Power South America e da ees South America, com 70 expositoras cada.
“A The smarter E South America deste ano demonstra a pujança do setor fotovoltaico brasileiro, refletindo a importância desta fonte de energia que já é a terceira maior no país. A SMA cumpriu seu compromisso de pioneirismo com a feira, com nosso estande sendo visitado por milhares de pessoas, onde demonstramos novas tecnologias e reforçamos nosso papel de liderança no mercado brasileiro."
André Gellers – Country manager da SMA
O grande público presente é prova do êxito da feira. Nos últimos anos o Brasil tem vivido um crescimento do fotovoltaico, principalmente em geração distribuída, muito forte e eficiente, de tal forma que hoje é um dos principais mercados globais, atraindo fornecedores e investidores de todas as partes do mundo. Participar da Smarter E South America e ter essa resposta do público confirma nossas expectativas e estimula a Trina a continuar investindo no Brasil, aumentando seu time e lançando novos produtos.”
Álvaro Garcia Maltrás – VP para a América Latina da Trina Solar
“Esta é uma feira de extrema importância para todo o setor. Os distribuidores e integradores que não estão aqui, basicamente estão fora do mercado. Mesmo para as empresas mais reconhecidas, é a oportunidade de estar próximo do público e fazer parcerias, principalmente após um período em que todos precisaram ficar afastados. Essa comunicação ajuda a desenvolver o mercado como um todo e ainda há muito pela frente.”
André Hipólito – Diretor da Genyx
“Desde a edição anterior percebemos que o público visitante é mais qualificado, e neste ano, talvez pela entrada em vigor do marco legal, também temos recebido mais integradores, um movimento até acima do esperado. Para a Fotus, estar neste evento ajuda a mostrar nosso posicionamento como uma das maiores do mercado de distribuição solar.”
Zoltan Stein – Gerente comercial da Fotus
Mais de 2.300 participantes aproveitaram para aprender com mais de 130 palestrantes: 35 minicursos e eventos paralelos disponibilizaram ensinamentos e a chance de conhecer pessoalmente especialistas do setor.
As cinco sessões com maior público foram:
1. A abertura oficial
2. O novo marco legal e as perspectivas de mercado da geração distribuída solar FV
3. Sistemas híbridos e usinas de energia solar FV
4. Experiências de sucesso em geração distribuída de energia solar FV
5. Negócios em geração distribuída de energia solar FV
Mais de 200 jornalistas presenciaram The smarter E South America, evento que foi descrito em 470 artigos online e impressos e comentado na TV (por exemplo, no programa Conexão Globonews). Antes, durante e após a realização do evento seus seguidores receberam informações no Facebook no Twitter e no Instagram.
Às vezes, imagens valem mais do que mil palavras…
Confira nossa
galeria de fotos
ou o
vídeo sobre o evento
.