Os veículos elétricos (VEs) conquistam cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), em 2023 foram emplacadas 93,9 mil unidades, o que representou um crescimento de 91% em relação a 2022. As projeções para 2024 indicam um aumento de 61%, mesmo com a retomada da cobrança de impostos de importação desde janeiro. Essa retomada visa apoiar o Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que incentiva a produção nacional de VEs. A ABVE espera que o estímulo à produção nacional, os avanços tecnológicos e o aumento da produção compensem os desafios na importação, mantendo a tendência de declínio nos preços dos modelos eletrificados a médio e longo prazos. Destaca-se também o crescente interesse dos consumidores brasileiros por veículos elétricos. De acordo com pesquisa da EY Brasil, 57% manifestaram a intenção de adquirir um VE, superando ligeiramente a média global de 55%.
No entanto, a análise dos fatores que influenciam a decisão de compra revela que dois dos três principais motivos estão relacionados ao carregamento: custo inicial (38%), falta de estação de carregamento (36%) e infraestrutura inadequada de carregamento (30%). O exposto ressalta a importância de investir em infraestrutura de carregamento eficiente e acessível. Apesar de parte da demanda ser atendida por carregamento privado em residências, condomínios e empresas, os carregadores acessíveis ao público são fundamentais para oferecer o mesmo nível de conveniência e acessibilidade do que o abastecimento de veículos convencionais. O 3º Anuário Nacional de Mobilidade Elétrica do PNME projeta que o Brasil terá 10 mil estações de recargas públicas e semipúblicas até 2025. Baseando-se nessa projeção, a Greener estima mais de 6.800 estações de recarga em operação até o final de 2024.
O crescimento do mercado de VEs e da infraestrutura de recarga criam oportunidades adicionais para o setor de energia solar. Integradores de sistemas fotovoltaicos podem capitalizar esse crescimento, não apenas oferecendo soluções de geração de energia solar, mas também incluindo carregadores veiculares em seu portfólio de serviços. Neste cenário, os integradores devem estar bem posicionados para explorar esse mercado. Além da expertise técnica, que deve ser constantemente atualizada por meio de treinamentos e capacitação na área, sua rede consolidada de clientes pode impulsionar esse novo negócio. Aliando a economia proporcionada pela instalação de um sistema fotovoltaico residencial com o fato da necessidade também de carregamento privado, como citado anteriormente, uma via é aproveitar a rede de contato já criada com clientes anteriores. A venda de carregadores para quem já conta com um sistema FV pode ser um bom negócio. Mas a atuação dos integradores não se limita à venda, instalação e manutenção de carregadores veiculares. Uma expansão estratégica envolve oferecer soluções integradas que combinem a geração de energia solar com a recarga de veículos elétricos. Embora o mercado de carregadores veiculares esteja em estágio inicial no Brasil, está em constante expansão. A integração entre energia solar e os pontos de recarga não é apenas uma tendência, mas uma oportunidade para os integradores se destacarem no segmento de mobilidade elétrica, abrindo espaço para propostas economicamente mais vantajosas.
Diante do avanço da mobilidade elétrica no Brasil e alinhada à nossa missão de produzir informações e estratégias para orientar a transição energética no país, a Greener introduz esse tema na sua tradicional Pesquisa de Geração Distribuída (GD). Foram adicionadas perguntas específicas sobre vendas e instalações de carregadores veiculares, com o intuito de compreender como os integradores têm explorado esse segmento e quais têm sido suas experiências. A Pesquisa GD, conduzida pela Greener desde 2016, abrange milhares de empresas integradoras fotovoltaicas em todo o Brasil. Seu objetivo é entender o comportamento atual, as tendências e expectativas para o setor de energia solar. Além da mobilidade elétrica, outros temas como preços, financiamentos, vendas e Mercado Livre também serão abordados. Os resultados da Pesquisa são consolidados no Estudo Estratégico de Geração Distribuída, que é disponibilizado gratuitamente, com o apoio de empresas patrocinadoras, para todo o setor. Se você atua como integrador fotovoltaico, participe da Pesquisa GD 2023. Sua contribuição é fundamental para entender a posição de seu negócio no mercado e impulsionar o avanço do setor, por meio de dados sólidos que o auxiliam em tomadas de decisão mais assertivas.
Artigo, Greener