Pforzheim, 21 de julho de 2021. Os projetos pioneiros em prol de um setor de energia sustentável foram homenageados com o prêmio The smarter E AWARD 2021. A BayWa r.e. Solar Projects, a Boreal Light, e a Siemens Gamesa Renewable Energy são as empresas vencedoras na categoria Projetos Excepcionais. O prêmio na categoria Energia Renovável Inteligente foi para a HPS Home Power Solutions. A cerimônia de premiação foi realizada online como parte do evento The smarter E Industry Days entre 21 e 23 de julho de 2021, juntamente com os prêmios ees AWARD e Intersolar AWARD. Muitos dos vencedores e dos finalistas exibirão suas inovações no evento The smarter E Restart 2021 no centro de exposições Messe München de 6 a 8 de outubro.
Os vencedores na categoria Projetos Excepcionais
Further information on the awards can be found at:
www.TheSmarterE-award.com
BayWa r.e. Solar Projects (Alemanha): Sistema agrofotovoltaico protege produção de frutas vermelhas
A BayWa r.e. oferece soluções energéticas e sistemas de gestão integrados e sustentáveis para clientes comerciais e industriais. Seu projeto agrofotovoltaico “Fruitvoltaic” é uma instalação fotovoltaica de 2,7MW numa plantação de amoreiras de mais de três hectares na Holanda. Módulos FV semitransparentes especiais permitem uma alta transmissão de luz e protegem as frutas contra luz direta, chuva e granizo. O subsistema inteiro da estrutura agrícola fica integrada a uma instalação FV. O projeto está sendo documentado em parceria com a Universidade de Wageningen.
O corpo internacional de jurados especialistas votou unanimemente neste projeto prototípico, destacando seu potencial global. Além da possibilidade comprovada de aumentar a produção de frutas vermelhas em 6,5% e gerar receita com a energia FV, esta instalação agrofotovoltaica substitui com vantagem a tradicional cobertura de plástico no cultivo de frutas vermelhas, minimiza o uso de pesticidas e aumenta a eficiência no uso de água. O corpo de especialistas também assinalou que este projeto da BayWa r.e. pode ajudar a diminuir conflitos sobre uso de terra entre os setores de energia e agrícola.
Boreal Light (Alemanha): WaterKiosk fornece água limpa a enfermarias de Covid-19 em hospitais
A Boreal Light, fundada em Berlim em 2015, especializa-se em soluções de energia renovável para instalações de tratamento de água, projetando e construindo sistemas solares de dessalinização e purificação de água no mundo todo. O WaterKiosk é um projeto de fornecimento de água que, no ano passado, ajudou a mitigar o impacto da pandemia de coronavírus fornecendo diariamente mais de um milhão de litros de água limpa a 28 hospitais e clínicas no Quênia e na Tanzânia. Este excelente projeto funciona unicamente com energia solar a partir de sistemas FV de telhado de 10 a 70kW, e capacidade total de 266 kW, fornecendo água potável para pacientes e instalações sanitárias, além de tratamento de águas residuais de enfermarias de Covid-19.
O WaterKiosk recebeu muitos elogios do corpo de especialistas por seu impacto social e ambiental, que inclui a possibilidade de implementação imediata em outras comunidades. Esta solução humanitária não apenas salva vidas numa pandemia, mas também evita 18.000 toneladas em emissões de CO2 por ano e demonstra um enorme potencial caso a escassez global de água piore.
Siemens Gamesa Renewable Energy (Espanha): Uso de rochas vulcânicas num sistema de armazenamento de energia eletrotérmica em escala
O portfólio de produtos da Siemens Gamesa Renewable Energy, fundada em 2017, inclui soluções de serviços e tecnologias em terra e mar. O Future Energy Solutions – seu projeto de pesquisa e desenvolvimento em Hamburgo, Alemanha – é o primeiro sistema de armazenamento de energia eletrotérmica (ETES) em escala do mundo. A instalação de demonstração, preenchida com mil toneladas de rocha vulcânica, consegue armazenar 130 MWh de calor por várias semanas. Pode-se usar o calor imediatamente ou armazená-lo para reconversão em eletricidade através de uma turbina a vapor.
Foi elogiado pelo corpo de jurados o potencial do sistema de ser usado para transformar usinas convencionais em usinas de armazenamento de energia renovável de longo prazo, sem emissões. 80% dos componentes usados no projeto são adquiríveis no varejo. É uma tecnologia escalonável e implementável com relativa facilidade, e pode ter um impacto notavelmente alto. Segundo o painel de especialistas: “Este é exatamente o tipo de solução que possibilitará uma transição mundial em direção às energias renováveis.”
O vencedor na categoria Energia Renovável Inteligente
A categoria Energia Renovável Inteligente realça o carregamento e a gestão de energia, bem como a articulação entre as diversas áreas no esforço de otimizar a utilização de sistemas FV. Este ano, o prêmio foi outorgado a um sistema doméstico de armazenamento baseado em hidrogênio.
HPS Home Power Solutions (Alemanha): Armazenamento de energia solar como hidrogênio verde
Fundada em 2014 em Berlim, a HPS desenvolve e produz sistemas de armazenamento e utilização de energia solar em residências isoladas ou geminadas. O Picea é um sistema doméstico de armazenamento de energia. Tem uma bateria de 25 kWh para armazenamento de curta duração e, para longa duração, eletrólise alcalina para armazenamento químico de energia como hidrogênio verde. Quando a demanda supera o fornecimento da instalação FV ou do subsistema de bateria, o sistema usa uma célula combustível para gerar energia a partir do hidrogênio armazenado e também para acionar uma bomba de calor. O sistema usa o calor residual da eletrólise e da célula combustível, atingindo uma taxa de utilização de 90%. O Picea fornece cerca de 6.000 kWh de eletricidade e 3.000kWh de energia térmica, evitando quase três toneladas em emissões de CO2 por ano por residência.
O corpo de especialistas elogiou o pioneirismo deste produto, especialmente sua escalonabilidade para aplicações maiores e a possibilidade de permitir o uso de energia renovável em unidades residenciais maiores ou em bairros. Esta inteligente solução para armazenamento sazonal de energia possibilita um fornecimento descentralizado, independente e sem emissões de carbono durante o ano todo. Segundo os jurados: “Este produto pode abrir espaço para uma adoção mais ampla do armazenamento sazonal, e contribui para uma transição segura em direção à energia renovável.”